Refletindo... Igreja de Cristo e Missões - "Social"

No dia 21, foi realizado um culto missionário em nossa congregação em Portogalo. Esteve ministrando A Palavra de Deus, o Pr. Josivaldo Santos, do RJ.
Ministrou em Isaías, capítulo 6. Confesso que saí alimentado, e com algumas perguntas em minha mente:

1. Por que a Igreja tem esquecido o social, e quando me refiro ao social, não me refiro apenas em distribuições de alimentos ou roupas de formas mensais, às vezes anuais, ou periódicas, mas me refiro ao sermos mais ser humanos, no padrão real que foi nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
O que temos feito em relação à situação de nosso bairro, de nossa cidade, de nosso estado e de nosso país?
Parece que perdemos e muito alguns princípios primordiais da Igreja primitiva, da Igreja dos séculos passados.
Quando o amor à Deus acima de todas as coisas e o amor ao próximo estava ardendo fervorosamente em seus corações.
Vemos exemplo na Igreja primitiva, onde os cristãos repartiam o que tinham com seus irmãos na fé que não tinham, sendo que isso não era imposto à eles por obrigação, mas faziam por livre e espontânea vontade.
Qual a idéia que temos tido de social?
John Wesley, não se conformou com a situação que estava a Igreja da Inglaterra em relação à sua influência na sociedade.
Ao invés de influenciar, o cristianismo estava sendo influenciado. A sociedade vivia em meio à uma degeneração moral, política e religiosa. Imoralidade, banalização sexual, é apenas uma "ponta do iceberg" que estava destruindo e corrompendo a sociedade.
É um ponto à refletimos, pois muitas pessoas pensam que, ser espiritual é estarmos afastados do mundo, mas vamos reformular esta afirmação: ser espiritual é estarmos afastados das práticas pecaminosas mundanas, mas sermos espirituais, estarmos mais pertos de Deus, e nos parecermos mais com Cristo, é também nos tornarmos a cada dia mais humanos, tomando como Exemplo o NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, pois ele é o verdadeiro exemplo de homem para nós.
Estarmos afastados do pecado, não quer dizer que devemos dar às costas para os problemas sociais, políticos e morais de nosso bairro, cidade, estado, país e até mesmo de outros países. Na verdade, a Igreja deve refletir o brilho de Cristo, como diz a Palavra de Deus em Mateus capítulo 5, versículo 15: "Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.".
Pergunto-me, o que temos feito: iluminado, ou escondedo-nos embaixo do alqueire?
John Stott, escreve em seu livro "O Cristão em uma sociedade não cristã" dessa maneira:
“A evangelização e a responsabilidade social sempre tiveram uma relação intima durante toda a historia da igreja. Os cristãos sempre estiveram naturalmente engajados nas duas atividades, sem sentir qualquer necessidade de definir porque agiam dessa maneira” p.17.
O avivamento na Inglaterra foi responsável pela mudança social daquela sociedade. Será que temos presenciado Avivamento realmente em nossa geração?
Reclamamos do sistema de saúde de nossa cidade ou de nosso país, do sistema penintenciário, do sistema de educação, e muitas outras reclamações, mas, o que nós como Igreja de Cristo, temos feito em relação à esses problemas SOCIAIS?

CONTINUA....

Em Cristo sempre e avante, proclamando o Evangelho.
Michel Araújo - Secretário de Comunicação e Publicidade da SEMASF
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário