O que de fato é reação para nós? PARTE 1

 “Quando fui convidada para escrever sobre Reação, várias idéias passearam pela minha mente. Pensei em resgatar o sentido Físico da palavra que se sustenta pela premissa de que “a toda ação corresponde uma reação”. Na verdade, essa é a 3ª lei de Newton – “Lei da Ação e Reação“, que muitos leitores devem estar tendo que estudar para as provas do ENEM ou do quase extinto vestibular. Issac Newton afirmou que, para toda força aplicada, existe outra de mesmo módulo, mesma direção e sentido oposto. Mas, desisti desse caminho, porque provoca pouca humanidade na gente, e também, porque, como não sou física e nem tenho curiosidade intelectual nessa área, não iria mesmo conseguir sustentar meu raciocínio no momento em que mais precisaria de argumentos. Resumindo, seria um desastre e você terminaria não lendo nada mesmo.
Reações…
Mas, enfim, lembrei de uma menina que, atualmente, já é uma senhora e que ficou famosa quando era ainda uma menina de 09 anos de idade. O nome dela é Kim Phuc e seu nome significa “Alegria Dourada”. No dia 08 de Junho de 1972, ela sofreu a ação de um ato que nós poderíamos considerar hediondo, algo “tipo assim”sem noção. Dois aviões de guerra americanos juntamente com o apoio dos vietcongs atacaram a vila de Trang Bang, no sul do Vietnã. Essa vila estava localizada na província de Tei Ling, num trajeto que formava um corredor entre Saigon e o Camboja. Mas, definitivamente, não era uma área militar e sim uma vila de civis, onde famílias de camponeses viviam. O bombardeio não foi de mísseis como costumamos ler nos livros de História, ou ver nos filmes de guerra. Na verdade, durante o ataque, foi usada uma arma diferente, chamada Napalm – um tipo de gasolina gelatinosa incendiária, oriunda de uma palmeira de mesmo nome, que corrói como ácido se tiver contato aderente com a pele, que queima músculos e funde os ossos, além de liberar monóxido de carbono, fazendo vítimas por asfixia. Aquela menina estava num templo budista, juntamente com outras crianças e adultos tentando salvar a própria vida, sem nenhuma intenção de prejudicar nem o mundo e nem ninguém. Na verdade, a menina nem sabia ao certo de quem estava se escondendo e do que precisava se salvar. Mas, a Napalm atingiu a Kim, queimou e destruiu sua aldeia, e pior, destruiu muito de sua pele e atingiu alguns de seus órgãos internos, deixando-os como se tivessem sido cozidos. Provavelmente, você e eu não conseguiríamos capturar o desespero dessa menina correndo queimada e nua pela estrada debaixo de uma chuva de Napalm e tentando escapar da morte, porque, do horror, ela não conseguiu escapar.
Reações …
O fotojornalista vietnamita correspondente de guerra Nick Ut e o jornalista inglês Chris Wain, além de registrar aquela imagem única de dor, horror e desespero, também ajudaram a menina, que estava nua e queimada, com sua pele escurecida pelo Napalm. Suas roupas foram completamente corroídas pela terrível arma americana, que ainda hoje é usada em ataques pelo mundo a fora. A reação inicial da Kim foi dor e não pouca, um estrago imenso em seu corpo, queimaduras de 3º grau em suas costas e numa maior intensidade no braço esquerdo e isso era o registro externo apenas. Ao visitar a menina no hospital, os jornalistas ouviram o prognóstico médico por meio de uma enfermeira: “Ela vai morrer, talvez amanhã, talvez depois de amanhã, mas ela irá morrer”. A reação dos líderes do ataque foi culpa e vergonha, e a reação dos médicos e enfermeiros do primeiro hospital que recebeu a Kim foi a indiferença. Ela era apenas mais uma vítima de guerra. A reação dos jornalistas foi pró-ativa e eles conseguiram uma transferência dela para um hospital em Saigon especializado em cirurgias plásticas em crianças, que tinha sido fundado por um médico americano, que foi pioneiro no desenvolvimento de técnicas cirúrgicas para tratar as vítimas de Hiroshima.
Reações …
A menina ficou hospitalizada por 1 ano e 2 meses e foi submetida a 17 cirurgias. Seu corpo precisou reagir a 17 cirurgias plásticas, muitas marcas ficaram e cicatrizes despontaram ao longo de sua epiderme. Mas, a pergunta que não se cala é: como seus pensamentos e emoções iriam reagir diante de toda aquela maldade a qual Kim foi submetida, provavelmente sem entender muito bem sequer o por quê?
(CONTINUA)



Texto e foto extraído da página: http://www.jocum.org.br/artigos/reacao, no dia 02 de Março de 2011, às 19:52 horas
Escrito Por:
Hellen Braga em 24 de dezembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário