A Importância da adaptação cultural

[1 Coríntios 9. 19 - 23]

Graça e Paz da parte de Deus Pai e de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Vemos nessa porção Escriturística da Carta do Apóstolo Paulo à Igreja em Corinto, a importância da adaptação cultural do missionário para o local de destino.
Trata-se além de uma adaptação necessária para convívio e/ou para habitação, mas trata-se também, de uma estratégia, que vem dando certo desde os primórdios da Igreja Primitiva.
Paulo utilizou esta estratégia, como podemos ver nos versículos 20 e 21. Para levar o Evangelho até os judeus, Paulo tornava-se um judeu, para levar aos gregos, Paulo tornava-se grego.

O Evangelho de Cristo ele é o mesmo aqui no Brasil, como em qualquer outro lugar do mundo.
Independente da cultura de cada civilização, de cada sociedade, a Mensagem do Evangelho de Cristo é a mesma, Ela continua sendo "o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê".
Paulo sabia muito bem disso, e soube utilizar-se desta estratégia para levar este Evangelho.
Não é dever do missionário, mudar a cultura de seus ouvintes e futuramente irmãos, do local para onde foi enviado; antes, deve pregar o Evangelho de Cristo "dentro do contexto cultural do povo que está evangelizando"¹, assim como também discipular dentro desse mesmo contexto cultural.
Além desta estratégia de adapção cultural, Paulo demonstra o seu amor pelas almas de forma exemplar, extraordinária, prodigiosa e bela.
Vemos nos versículos 19 e 22 como Paulo se colocava na situação de seus ouvintes, e isto é incrível, pois Paulo não apenas se adaptava à sua cultura, mas também aos seus problemas e às suas necessidades.
Paulo tinha convicção do seu chamado e do imperativo de Cristo: "Ide...".
Paulo procurava fazer o que estava ao seu alcance para ser como os seus ouvintes, para tentar ganhá-los, porém não participava de seus pecados.
Toda estratégia, que não fira princípios Bíblicos e que não transgrida a Sã Doutrina, é válida para conquistar, para ganhar a confiança de seus ouvintes, para transmitir-lhes o Evangelho de Cristo.
"E eu faço isso por causa do evangelho, para ser também participante dele" 1 Coríntios 9.23.

Em Cristo sempre.

Michel

¹Hoover, Thomas Reginald / Missões, o Ide Levado a Sério / 1ª Edição, Rio de Janeiro - CPAD - 1993 

4 comentários:

  1. Paz,, Parabens pelo post,de grande valia e rico por seu conteudo, cremos e pregamos este Evangelho, que tem marcado e mudado vidas pelo Espirito, não pelo querer,mas pelo agir de Deus e Ele age independente de cultura, Deus abençoe ricamente e continue te usando... http://almirdionisio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO,
    DEUS É FIEL, LOUVO A DEUS PELO QUE ELE É, SUA SOBERANIA É INCOMPARAVEL. PARA DEUS NÃO HÁ BARREIRAS ELE AMA O PECADOR, E FAZ POR ELE O IMPOSSIVEL, RESTAURANDO SUA VIDA. SEMASF CONTINUE ASSIM SE PREOCUPANDO COM AS NAÇÕES. IDE E PREGAI, DEUS SEJA LOUVADO.

    ResponderExcluir
  3. Um abraço Pb. Almir, que Deus possa o abençoar.
    Deus é soberano, realmente é pelo agir e querer de Deus, pois nós somos incapazes.
    Em Cristo sempre.

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz da parte de Deus Pai e de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo irmã Edilaine.
    Que Deus possa abençoá-la.
    Que Deus possa manter ajudá-la à sempre ter missões ardendo em seu coração.
    Vamos lembrar que, Missões é tarefa da Igreja local, testemunhar é tarefa de cada salvo em Cristo Jesus.
    Recebemos o Poder do Espírito Santo para sermos testemunhas do Senhor Jesus Cristo.
    Em Cristo sempre.

    ResponderExcluir